Bem-estar e nutriçãoOuvidos

Como limpar os ouvidos dos bebés?

Tal como os adultos, também os bebés se deparam com os ouvidos entupidos, podendo levar, em alguns casos, a inflamações que preocupam muitas vezes as mães e os pais de primeira viagem. As recém-mamãs dos dias de hoje (e as de sempre, na verdade, conforme as gerações) têm uma lista de perguntas e dúvidas que pode parecer, muitas vezes, mais complexa do que realmente é.

Entre a primeira das preocupações, pelo menos até aos 5 anos, está a saúde global dos seus bebés: será que dormem bem? Terão fome? Porque choram? Questões onde se incluem os hábitos de higiene e rotinas dos primeiros meses de vida.

Na aventura da maternidade, mais do que o Google ser o melhor amigo dos pais de primeira viagem, há terapêuticas que resolvem com facilidade e brevidade estas questões – que é o que mais se quer quando se dormem poucas horas por noite.

Ouvidos entupidos ou excesso de cera

Entre as inquietações mais comuns, estão os ouvidos entupidos nos bebés, que se fazem acompanhar de excesso de cera ou mau cheiro e que podem até provocar otites, nos casos mais graves.

Nesse sentido, afinal, o que é a cera do ouvido? A cera é cientificamente chamada de cerúmen e nada mais é do que uma substância formada por secreções das glândulas sebáceas e glândulas ceruminosas do canal auditivo externo. Bem como, restos de descamação da pele, cabelos e partículas de sujidade (como o pó).

A cera do ouvido é normal e desejável, ainda assim, quando existe em excesso, pode afetar a qualidade de vida do seu bebé, e de tal forma que prejudicar a sua audição. Quando estamos perante uma situação de excesso de cera nos ouvidos, é comum depararmo-nos com os seguintes sintomas:

  • Perda de audição;
  • Pressão no ouvido;
  • Sensação de ouvidos tapados;
  • Comichão;
  • Dor de ouvidos;
  • Dor de cabeça.

Em todo o caso, não é preciso motivo de alarme, uma vez que há soluções medicinais que aliviam de imediato as inflamações desta natureza, trazendo de volta a qualidade de vida do seu bebé. É só preciso agir sem medos.

Como tirar a cera do ouvido dos bebés?

Destinados a auxiliar o tratamento da otite, encontram-se com facilidade na farmácia sprays à base de óleos essenciais. Como por exemplo, lavanda, alecrim ou limão, que hidratam e acalmam a pele do canal auditivo, tão sensível como é de esperar num bebé.

Com uma aplicação suave, os sprays apresentam uma variedade de vantagens:

  • Amolecem a cera residual do ouvido e evitam o seu endurecimento;
  • Aliviam o inchaço do canal auditivo;
  • Possuem propriedades adstringentes;
  • Criam uma barreira de proteção do exterior.

Por conseguinte, ajudam, de modo geral, a manter a higiene adequada e os níveis de humidade natural dos ouvidos, nos primeiros anos.

Em suma, a utilização dos sprays é uma terapêutica indicada não só para resolver, como para prevenir problemas de ouvidos. O spray de limpeza deve fazer parte da higiene regular dos ouvidos. Bem como, ser usado em épocas balneares, ou quando sentir uma diminuição dos níveis de audição do seu bebé. Deve ser, igualmente, usado no inverno, a fim de proteger das agressões externas e evitar problemas auditivos.

OCE_728_90
0 %