Esta é a melhor forma de limpar os ouvidos das crianças
A limpeza das orelhas e dos ouvidos das crianças também deve constar nos rituais de higiene corporal, tal como outros hábitos diários, como tomar banho ou lavar os dentes.
Recomenda-se limpar os ouvidos dos bebés? E os ouvidos das crianças? Qual é a forma menos invasiva e fácil de o fazer?
Estas são algumas perguntas frequentes dos pais quando chegam ao tema da higiene pessoal dos filhos. A maioria dos pediatras recomenda que, o ideal, é usar terapêuticas não invasivas, sem introdução de algum tipo de objeto no canal auditivo. Sim, já sabemos que os cotonetes não são aconselhados, uma vez que podem danificar os tímpanos, piorar a inflamação ou agravar a perda de audição.
Tal como os adultos, as crianças também precisam de ter os ouvidos bem limpos para garantir uma boa audição e evitar otites. Para além disso, não é só por uma questão de limpeza, mas acima de tudo, porque entre os 2 e os 12 anos o acúmulo de cera (ou o chamado cerúmen) em excesso nos ouvidos é muito comum, e dessa forma pode resultar em infeções ou dificuldade em ouvir o que os mais velhos dizem.
Qual é melhor solução para a limpeza de ouvidos das crianças?
Segundo os especialistas, de vez em quando, e sempre que necessário, deve ser aplicado um spray auricular com efeito amolecedor e de limpeza. No caso das crianças entre os 2 e os 12 anos, o ideal é uma pulverização em cada ouvido, duas a três vezes por dia. A partir dessa idade, e até à idade adulta, recomenda-se fazê-lo três a quatro vezes por dia.
Além de prática, a aplicação do spray tem um efeito três em um:
- Cria uma barreira de proteção;
- Previne a produção em excesso de cera;
- Auxilia no tratamento da otite.
Por exemplo durante o banho, também pode aproveitar para limpar a zona externa das orelhas de forma suave, com uma toalha, garantindo dessa forma que as limpa na parte de trás, sempre delicadamente.
No fim do banho, enxugar bem a cabeça e as orelhas com uma toalha também facilita a limpeza e a expulsão natural do cerúmen em excesso, garantindo ainda desse modo, que as crianças ficam mais relaxadas após um banho quente. Um gesto que faz a diferença, para dias mais felizes e descontraídos, onde estes rituais se tornam momentos de maior cumplicidade e bem-estar em família.
Como usar um spray auricular para limpeza diária
Um spray para limpar os ouvidos deve ser usado regularmente na rotina de limpeza quando há propensão para a produção excessiva de cera do ouvido e formação do rolhão. A limpeza regular é igualmente adequada se o seu filho praticar por exemplo alguma atividade aquática, ou durante a época balnear, visto que, é onde as crianças se divertem entre a piscina e o mar. Em crianças dos 2 aos 12 anos, basta uma pulverização duas a três vezes por dia. Em crianças a partir dos 13 anos, aplique três a quatro vezes por dia.
A sua aplicação é simples:
- Agitar antes de utilizar;
- Quando aplica, puxe suavemente a parte superior da orelha;
- Coloque o bucal no ouvido e pressione o spray;
- Massage a parte frontal da orelha (aparelho auditivo).