Como aliviar de imediato as dores musculares?
Recuperar das dores associadas ao exercício físico intenso, resultado de um treino mais duro e sem alongamentos, é mais simples do que parece. E prevenir também, por isso tome atenção a estes conselhos.
As dores musculares são das mais comuns e persistentes dores que podemos ter: quando ataca, parece não querer ir embora. É raro ouvirmos alguém dizer que nunca sentiu este tipo de dor pelo menos uma vez na vida.
O que provoca as dores musculares
As famosas dores após o treino, resultado de uma atividade física mais excessiva, que, em casos mais graves, pode mesmo originar uma mialgia, são, talvez, as dores nos músculos mais comuns da grande maioria das pessoas.
Regra geral, estas dores sentem-se no próprio dia ou 36h a 48h após o treino, mas tudo depende da idade, do metabolismo, da recuperação muscular e do descanso habitual de cada um. As dores no pescoço e nas costas costumam ser as mais comuns, mas podem surgir em qualquer parte do corpo.
Há casos em que as dores musculares duram meses, outros em que duram dias ou semanas, não fosse o nosso corpo composto por centenas de músculos (mais de 600). Em todo o caso, não é só o excesso de exercício físico que provoca dores musculares, mas também:
- Um ritmo de vida mais acelerado, pontuado por stress (neste caso, a dor de cabeça pode acompanhar a dor muscular);
- Uso excessivo da força muscular;
- Lesões menores derivadas de quedas ou maus jeitos.
Como evitar dores musculares no pós-treino
Se o esforço por atividade física lhe causa dor nos músculos, saiba que há formas de prevenir. São elas:
- Aquecer antes da prática de exercício físico;
- Fazer alongamentos após o exercício;
- Beber água antes, durante e após a prática de exercício físico, de modo a oxigenar os músculos;
- Dormir, em média, 7h a 9h por noite;
- Praticar exercício físico de forma regular.
Como recuperar das dores musculares
Ainda que tenha em consideração as sugestões apresentadas anteriormente, por vezes, não há forma de evitar que as dores musculares apareçam. Assim, sempre que as sentir, experimente:
- Aplicar gelo;
- Descansar;
- Massajar a zona dorida;
- Aplicar calor.
Se, ainda assim, as dores não passarem, poderá estar a pensar “O que devo tomar para as dores musculares”? Neste caso, terá que avançar para medicação para este efeito.
Seja para tratar dores de cabeça, dores de dentes, dores musculares ou dores menstruais/cólicas menstruais, no caso de algumas mulheres durante a menstruação, encontram-se com facilidade analgésicos da classe dos anti-inflamatórios não esteroides (os chamados AINEs) com efeito de alívio imediato, indicados para o tratamento da dor leve a moderada de diferentes partes do corpo.
Em comprimidos ou saquetas, são fáceis de tomar e são um antídoto imediato para as dores que mais teimam em passar.