Como lavar os dentes corretamente
Lavar os dentes é algo que fazemos (ou devíamos fazer) desde pequenos. Será que conhece bem este ritual? Saiba as regras de ouro para higienizar os dentes a fim de prevenir problemas relacionados com a saúde oral.
Os bons hábitos de higiene oral começam desde pequeninos. Na escola, aprendemos hábitos de higiene básicos, como lavar os dentes de forma regular, diária e correta. Mas será que na idade adulta sabemos verdadeiramente como o fazer, ou já nos esquecemos das regras? É muito importante ter em conta a escova de dentes que usa, a pasta de dentes ideal para a fase de vida e tipo de dentes, o tempo que deve demorar a escovar, bem como o número de vezes por dia.
Lavar os dentes previne o aparecimento de cáries, tártaro, manchas, inflamações nas gengivas, placa bacteriana e outras doenças orais. Quando estes problemas surgem, é normal termos dor de doentes. Quando a dor é leve a moderada, medicamentos indicados para aliviar a dor podem ser suficientes. Mas, em casos mais graves, pode ser necessária a intervenção de um médico dentista.
Como cuidar dos dentes
Em primeiro lugar, deve apostar na compra de uma boa escova de dentes, de qualidade, e que tenha durabilidade, permitindo chegar a todas as zonas dos nossos 32 dentes. Pode optar quer por uma escova de dentes elétrica, quer por uma escova de dentes manual. Não se esqueça da importância de mudar a cabeça da escova, no caso das escovas elétricas, ou a escova por inteiro. No caso das escovas manuais, a cada três meses.
Depois, a pasta de dentes deve ser adequada ao seu tipo de gengiva e dentição: se é sensível, se tem tendência a sangrar, ou se precisa da componente branqueadora, ou não.
Os especialistas em higiene oral defendem que devemos escovar os dentes de forma suave. No máximo durante dois minutos, e apenas 30 minutos após as refeições (para dar tempo que o pH da boca se reequilibre, depois de consumirmos alimentos que podem ter mais ou menos acidez). Escovar os dentes na vertical, no sentido de cima para baixo, não só na parte exterior dos dentes, como no interior também. Não esquecendo a parte de trás, além de enxaguar a boca apenas algumas vezes, são algumas das regras de ouro para uma boa higiene oral.
Também não deve descurar do uso diário do fio dental, bem como de limpar a língua, de forma a evitar o mau hálito.
Quanto tempo se deve lavar os dentes? E quantas vezes ao dia?
Idealmente, os especialistas em saúde bucal também recomendam que se lave os dentes três vezes ao dia: uma a seguir ao pequeno-almoço, outra após o almoço, e outra antes de ir dormir. Ir dormir sem os dentes lavados de forma correta pode levar à criação das indesejadas cáries, as principais causadoras da dor de dentes.
Prevenir é, portanto, essencial. A higiene bucal deveria ser um ritual sagrado e, até, ser ensinada, de forma exemplar, desde tenra idade. Sobretudo para prevenir dores de dentes, cáries, gengivas inflamadas e outras questões associadas à má higiene oral, é imprescindível aprender a realizar esta rotina de forma acertada. E é simples – acredite.