SaúdeUrologia

Distúrbios urinários: mais prevenção, maior bem-estar

Os distúrbios urinários diminuem a qualidade de vida. Tal acontece porque cada distúrbio físico é sempre acompanhado de um desconforto psicológico, juntamente com um nível de perceção que pode variar de um indivíduo para outro. Além que impacto negativo nas atividades diárias e provocar medos e preocupações associados ao eventual agravamento dos mesmos. Inclusivamente, podem provocar uma preocupação com o próprio desempenho sexual, ao ponto de interferir no mesmo.

Prestar atenção às patologias que se instalam com os anos, comuns ao envelhecimento natural, torna-se imprescindível. A partir de uma certa idade, entre outros sintomas indesejados, é possível que experiencie alterações ao sistema urinário e renal, que quase sempre afetam a próstata. Vamos a factos: se acorda com frequência durante a noite para urinar e sente desconforto no sistema urinário, diariamente, poderá estar entre estas pessoas.

Saiba que estes indícios de que algo não está a funcionar bem no trato urinário são comuns e impactam de forma negativa o quotidiano das pessoas que os têm: 47% delas vêm a sua vida social condicionada, 42% sentem sonolência (pois despertam com frequência durante a noite), e outros significativos 66% experienciam redução do desempenho sexual, assim como diminuição da auto perceção no geral. Quando sentir que isto está a acontecer, a primeira coisa a fazer é consultar um especialista, seja urologista ou andrologista, a fim de fazer um exame à próstata – seja uma ecografia abdominal, urofluxometria um teste de urina ou uma ecografia transretal, para nomear alguns exames.

Por estas razões, os sintomas associados ao trato urinário – os chamados LUTS (Lower Urinary Tract Symptoms) – provocam uma sensação de mau estar constante, de dia e de noite, que afeta o bem-estar global – o físico, mas também o psicológico. Além destes sintomas não poderem ser negligenciados, devem ser normalizados, mas apenas no sentido de agir de imediato para os aliviar. No caso dos indivíduos de sexo masculino, é absolutamente fisiológico que a próstata sofra certas alterações com a idade.

As boas notícias é que há soluções medicinais que até os índios já usaram, e que se recomendam atualmente, para melhorar o trato urinário. Há inclusive suplementos alimentares à base de serenoa repens (um extrato oriundo de uma pequena palmeira nativa da América do Norte), que contribuem para um melhor funcionamento da próstata e do trato urinário, para uma qualidade de vida superior, e uma vida social mais descontraída.

0 %