SaúdeOuvidos

Excesso de cera no ouvido?

É graças à audição que os bebés começam a sentir os primeiros estímulos em seu redor e, que com o passar dos meses, começam a reagir às primeiras brincadeiras. Como por exemplo, a visão, do paladar, do olfato e do tato – os nossos cinco sentidos. Só que o ouvido inclui-se nas partes mais sensíveis do corpo, exigindo cuidados de limpeza regulares, quer no caso dos bebés, quer no caso dos jovens ou adultos, de forma a impedir o excesso de cera.

Como é produzida a cera dos ouvidos?

A cera do ouvido, cientificamente chamada de cerúmen, é uma substância formada por secreções das glândulas sebáceas e glândulas ceruminosas do canal auditivo externo e restos de descamação da pele, cabelos e partículas de sujidade (como o pó). A cera do ouvido é normal e desejável e tem várias funções, tais como:

  • Lubrifica o canal auditivo;
  • Impede a chegada de sujidade dentro do ouvido;
  • Ajuda na limpeza fisiológica do canal auditivo;
  • Protege o ouvido de infeções e bactérias.

O que fazer quando existe excesso de cera

Apesar de ser normal e essencial que o ouvido produza cera, para que possa proteger o nosso canal auditivo de agressões externas (como a água ou as impurezas do ar), quando existe em demasia, pode ser prejudicial e incomodativa.

Nestes casos, é comum o uso do cotonete. Mas este não é, de todo, o método mais indicado para eliminar a cera dos ouvidos. Uma vez que os cotonetes “empurram” a cera para mais perto do tímpano, pode ocorrer impactação e formação de um rolhão de cera.

Quando isto acontece, é comum existirem os seguintes sintomas:

  • Perda de audição;
  • Sensação de ouvido entupido;
  • Comichão;
  • Dor de ouvido.

Como limpar o ouvido

O que a maioria das pessoas poderá não saber é que o corpo expele de forma natural a cera do ouvido. No entanto, quando existe cera em excesso, seja pelo uso indevido de cotonetes ou outros métodos, há uma solução (quase) mágica que pode ajudar, sem que seja necessária a introdução de objetos no canal auditivo (o que, vejamos, pode causar lesões perigosas).

Eficazes e indolores, as gotas próprias para ouvidos entupidos – as chamadas “gotas auriculares” – têm um efeito calmante, provocando desse modo um alívio quase imediato assim que são aplicadas.

Em primeiro lugar, devem aplicar-se 3 a 5 gotas no ouvido tapando-o de seguida com uma bola de algodão embebida em vaselina (para evitar que o líquido escorra). Em seguida, deixar atuar durante 10 a 30 minutos. Et voilà: ouvidos como novos.

Sim, já não precisa de perguntar três vezes o que alguém lhe gritou na divisão do lado. Nem estar sempre a sentir que está constantemente debaixo de água.

OTO_728_90
0 %